Pilates Reabilitação

Pilates Reabilitacao

Pilates

Método composto de exercícios para equilíbrio corpo-mente, que fortalece e alonga os músculos, desperta a profunda consciência corporal e aumenta a mobilidade articular.

Foi criado em 1920, durante a primeira Guerra Mundial, por Joseph Pilates, alemão que trabalhava em um hospital na Inglaterra e percebeu que os soldados e detentos que se exercitavam não ficavam gripados.

Com isso, desenvolveu uma série de exercícios inovadores e equipamentos que ajudavam os pacientes a recuperar suas forças e mobilidade mais rapidamente.

Pilates Reabilitacao

PILATES REABILITAÇAO – Ciência do Movimento em Pilates

Nesta modalidade, o Pilates tem como objetivo básico tratar e prevenir as lesões do sistema locomotor.

A partir do diagnóstico médico, os profissionais do SPClin analisam a postura e o movimento lesivos que cada um apresenta dentro do problema que será tratado.

Esta avaliação do movimento deficiente e lesivo auxilia na montagem do programa de reabilitação em Pilates.

São escolhidos exercícios não lesivos e alguns são adaptados dentro do método para torná-los seguros e apropriados à reabilitação efetiva do cliente.

O programa Pilates Reabilitação se utiliza de todos os equipamentos de Pilates e vários acessórios para oferecer mais segurança durante o movimento.

A técnica é indicada para tratamento e prevenção de problemas na coluna, quadril, joelho, tornozelo, ombro, pescoço e reabilitação de lesões causadas durante a prática esportiva.

CASOS MAIS FREQUENTES:

  • Dor lombar/cervical:
    É vital a prescrição correta em Pilates, pois há movimentos e posturas lesivas para sua coluna que devem ser evitadas para não perpetuar a dor.

    Pacientes com hérnia de disco, estenoses, espondilolisteses, artroses, lombociática, e outros, têm como benefícios o alinhamento e descompressão de segmentos da coluna, além do fortalecimento e estabilização da região lombar e cervical.

  • Problemas de joelhos, ombros, quadril e tornozelos  também são reabilitados com Pilates no SPClin com frequência.
  • Além disso, os exercícios contribuem para a recuperação de movimentos e flexibilidade de áreas afetadas pelo câncer.
  • O método Pilates ajuda no alívio da dor e contratura muscular causada pela fibromialgia.
Pilates Reabilitacao